SEMINÁRIO INTEGRADO

CARLA
MARISA
FERNANDA



INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC

PLANO DE ESTUDOS ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO 2014



ÁREA DO CONHECIMENTO : Base diversificada

COMPONENTES CURRICULARES: Seminário Integrado

PROFESSORES: Fernanda Zanette Garbini (1ºs anos), Carla Coradini (2ºs anos) e Marisa Ana Klüsener (3º ano).


IMPORTÂNCIA DA ÁREA DO CONHECIMENTO:
Oportunizar um olhar crítico e participativo entre alunos e professores, desenvolvendo no contexto da prática, diversos saberes integrados no mundo concreto, possibilitando a captação do mundo real e estudo de problemas concretos.
O seminário consiste em um lugar de integração dos conhecimentos formais com conhecimentos e realidades sociais, por isso interdisciplinar.
É um espaço de produção de conhecimento por meio de postura de investigação, por familiarizar alunos com a produção de projetos de pesquisa, relatórios analíticos e organização de encontros científicos.

COMPETÊNCIAS e HABILIDADES
Saber ler, escrever e interpretar ;
Estabelecer eixos conceituais, como cultura, tecnologia e trabalho, infraestrutura, organização social, que motivarão projetos vivenciais dos alunos;
Conhecer o espaço educativo, que deixa de ser apenas a sala de aula, podendo passar a ser a escola, a propriedade familiar, espaços do bairro ou cidade, dependendo da capacidade da escola em articular as saídas e do objeto de estudo, sempre com orientação do professor e com planejamento prévio;
Possibilitar um trabalho que permita a alunos e professores transitar em diferentes dimensões, através de um espaço de produção de conhecimento por meio de postura de investigação, considerando o aluno capaz de produzir hipóteses, elaborá-las e apresentá-las, ou seja, propõe ao aluno o exercício da prática acadêmica.

EMENTA: CONTEÚDOS DE CADA COMPONENTE CURRICULAR
PARA OS 3 ANOS


3º ANO-
*Normas Técnicas Para A Apresentação De Trabalho Científico Segundo A Associação Brasileira De Normas Técnicas – ABNT.
* Algumas considerações sobre a elaboração de trabalhos científicos.
* Aspectos básicos para a apresentação escrita de trabalhos científicos.
*Artigo científico;
*Trabalhos acadêmicos ou similares;
*Resenha;
*Resumo crítico;
*Questionário investigativo e debates sobre temas de interesse para pesquisa;
*Definição do eixo temático e tema norteador;
*Organização básica do roteiro para pesquisa;
*Funcionamento e diferenças entre Sisu, Sisutec, Prouni, ENEM, FIES e Bolsa Incentivo;
**Especificamente dentro do eixo temático “Cuidando da Vida” e do tema norteador “Profissões e suas consequências na sociedade”:
- Nome do curso;
- Universidades do RS que oferecem vagas;
- Universidades do SC que oferecem vagas;
- Universidades do PR que oferecem vagas;
- Vagas em outros Estados;
- Cursos semelhantes;
- Número de candidatos por vaga na Universidade que pretende cursar;
- Quais são as Universidades que oferecem vagas pelo Sisu, Prouni, ENEM e FIES;
- Duração mínima do curso;
- Área de abrangência do curso (campo de atuação profissional);
- Quantos anos de curso;
- Breve descrição do que é o curso;
- Perfil do ingressante;
- Como está o mercado de trabalho;
- Faixa salarial para o profissional que exerce a profissão.

METODOLOGIA:
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Debates entre professor e alunos;
- Aulas com auxílio de data show;
- Questionário investigativo;
- Resumo de textos científicos;
- Pesquisas;
- Organização de slides;
- Palestras com profissionais de cada área pesquisada;
- Visitas (PROFITECS na UFSM, Feira das Profissões na UNIFRA, Museu da PUC em Porto Alegre);
- Organização e supervisão de Seminários;
- Apresentações de Seminários.











VÍDEO:POLUIÇÃO AMBIENTAL
TURMA 102- COMPONENTES :LUCAS ANDRADE, NATHÁLIA SIMIONI, ANDRESSA, RAFAELA AITA,ALICE JULIANI;EDUARDA MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://www.muralgratis.net/editar.php?id=97852