MARISA
FERNANDA
INSTITUTO ESTADUAL DE
EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
ÁREA DO CONHECIMENTO
: Base diversificada
COMPONENTES
CURRICULARES: Seminário Integrado
PROFESSORES: Fernanda
Zanette Garbini (1ºs anos), Carla Coradini (2ºs anos) e Marisa Ana Klüsener (3º
ano).
IMPORTÂNCIA DA ÁREA
DO CONHECIMENTO:
Oportunizar
um olhar crítico e participativo entre alunos e professores, desenvolvendo no
contexto da prática, diversos saberes integrados no mundo concreto, possibilitando
a captação do mundo real e estudo de problemas concretos.
O
seminário consiste em um lugar de integração dos conhecimentos formais com
conhecimentos e realidades sociais, por isso interdisciplinar.
É
um espaço de produção de conhecimento por meio de postura de investigação, por
familiarizar alunos com a produção de projetos de pesquisa, relatórios
analíticos e organização de encontros científicos.
COMPETÊNCIAS e
HABILIDADES
Saber ler, escrever e
interpretar ;
Estabelecer
eixos conceituais, como cultura, tecnologia e trabalho, infraestrutura,
organização social, que motivarão projetos vivenciais dos alunos;
Conhecer
o espaço educativo, que deixa de ser apenas a sala de aula, podendo passar a
ser a escola, a propriedade familiar, espaços do bairro ou cidade, dependendo
da capacidade da escola em articular as saídas e do objeto de estudo, sempre
com orientação do professor e com planejamento prévio;
Possibilitar
um trabalho que permita a alunos e professores transitar em diferentes
dimensões, através de um espaço de produção de conhecimento por meio de postura
de investigação, considerando o aluno capaz de produzir hipóteses, elaborá-las
e apresentá-las, ou seja, propõe ao aluno o exercício da prática acadêmica.
EMENTA:
CONTEÚDOS DE CADA COMPONENTE CURRICULAR
PARA OS 3 ANOS
3º ANO-
*Normas Técnicas Para A Apresentação De
Trabalho Científico Segundo A Associação Brasileira De Normas Técnicas – ABNT.
* Algumas considerações sobre a elaboração de trabalhos científicos.
* Aspectos básicos para a apresentação escrita
de trabalhos científicos.
*Artigo científico;
*Trabalhos
acadêmicos ou similares;
*Resenha;
*Resumo crítico;
*Questionário investigativo e debates sobre temas de
interesse para pesquisa;
*Definição do eixo temático e tema norteador;
*Organização básica do roteiro para pesquisa;
*Funcionamento e diferenças entre Sisu, Sisutec,
Prouni, ENEM, FIES e Bolsa Incentivo;
**Especificamente dentro do eixo temático “Cuidando
da Vida” e do tema norteador “Profissões e suas consequências na sociedade”:
- Nome do curso;
- Universidades do RS que oferecem vagas;
- Universidades do SC que oferecem vagas;
- Universidades do PR que oferecem vagas;
- Vagas em outros Estados;
- Cursos semelhantes;
- Número de candidatos por vaga na Universidade que
pretende cursar;
- Quais são as Universidades que oferecem vagas pelo
Sisu, Prouni, ENEM e FIES;
- Duração mínima do curso;
- Área de abrangência do curso (campo de atuação
profissional);
- Quantos anos de curso;
- Breve descrição do que é o curso;
- Perfil do ingressante;
- Como está o mercado de trabalho;
- Faixa salarial para o profissional que exerce a
profissão.
METODOLOGIA:
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Debates entre professor e alunos;
- Aulas com auxílio de data show;
- Questionário investigativo;
- Resumo de textos científicos;
- Pesquisas;
- Organização de slides;
- Palestras com profissionais de cada área
pesquisada;
- Visitas (PROFITECS na UFSM, Feira das Profissões
na UNIFRA, Museu da PUC em Porto Alegre);
- Organização e supervisão de Seminários;
- Apresentações de Seminários.
TURMA 102- COMPONENTES :LUCAS ANDRADE, NATHÁLIA SIMIONI, ANDRESSA, RAFAELA AITA,ALICE JULIANI;EDUARDA MARQUES



Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://www.muralgratis.net/editar.php?id=97852