30 de ago. de 2014

25 de ago. de 2014

vestibular UFSM

Foram abertas na quarta-feira, 20 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo 2014, com acesso para 2015, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Elas vão até 22 de setembro.
Até a próxima semana, 28 de agosto, isençõespodem ser solicitadas pelos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e por pessoas que se enquadrem na Lei de Isenção.
Documentos devem ser entregues ou enviados ao Departamento de Arquivo Geral. O resultado será publicado em 8 de setembro e os beneficiados não estarão automaticamente inscritos.
A taxa é de R$ 95 para o Processo Seletivo Único e de R$ 45 para 

o Seriado e deverá ser paga até o dia 23.

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 ou 2013 e fará a de 2014 pode usar a média na seleção da universidade, pois o desempenho no exame vale 20% da nota final do vestibular. A oferta é 4.666 vagas distribuídas por 105 cursos, metade são para o sistema de cotas.
São 3.805 postos no campus de Santa Maria, 305 para Frederico Westphalen, 356 em Palmeira das Missões e 200 para Silveira Martins. Engenharia Aeroespacial (40 vagas) e de Telecomunicações (50) são cursos ofertados pela primeira vez. Os indígenas são isentos e possuem reserva de vagas.
Candidatos ao curso de Música fazem um teste de habilidades específicas (THE) nos dias 10 e 11 de novembro, enquanto para Dança ele será no dia 22 seguinte. 
Também no dia 10 serão divulgados os locais das provas que acontecerão entre 12 e 14 de dezembro. Não há data para o resultado final.
Outras informações no Edital e Manual do Candidato

O candidato que participar do Concurso Vestibular 2014 por meio do Processo Seletivo Único ou Processo Seletivo Seriado (PS3) deve fazer a opção por uma das cotas (B, D, EP1A, EP1, EP2A, EP2) ou Sistema Único.
a) Cota EP1A – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, autodeclarado preto, pardo e indígena, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
b) Cota EP1 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
c) Cota EP2A – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, autodeclarado preto, pardo e indígena, com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
d) Cota EP2 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.
e) Cota B – candidato com deficiência que apresente necessidade educacional especial (5% do total de vagas de cada curso).
f) Cota D – candidato indígena residente em território nacional (total de até 20 vagas, distribuídas nos cursos de graduação).
g) Sistema Universal – candidato que não se enquadra no Sistema de Cotas ou não deseja participar do Concurso por meio delas (demais vagas).
Antes de optar por uma modalidade de cota, o candidato deve verificar se está de acordo com as exigências descritas no Edital e no Manual do Candidato.
Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a Coperves pelo telefone (55)3220-8170 ou e-mailfalecom@coperves.ufsm.br

21 de ago. de 2014

avisos aos pais


Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac
Santa Maria – Rio Grande do Sul
Senhores pais – alunos Ensino Médio Politécnico e Curso Normal
Comunicamos  que na quarta-feira, dia 27 de agosto o horário será das 7h30min às 12h15min, pois estará acontecendo na escola as oficinas do projeto FALA JUVENTUDE https://www.facebook.com/fala.juventude?fref=ts.     na quinta-feira haverá redução do horário eos alunos sairão às 10h30min.
Att equipe pedagógica e diretiva do 
IEEOB 21/8

20 de ago. de 2014

14 de ago. de 2014

sobre o Pacto do Ensino Médio


De acordo com a professora da Universidade Federal do Paraná, os Cadernos Pedagógicos da segunda etapa do PNEM devem chegar aos cursistas até o final de agosto, tendo como tema Os sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral. A segunda etapa da formação de professores na rede estadual começa em setembro e tem término previsto para o período março-abril de 2015.
A professora explicou que os Cadernos da terceira etapa do Pacto, que terá duração de um ano, estão sendo preparados. A proposta em construção, explica, , é de que sejam produzidos cadernos para cada componente curricular, de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, tendo em vista o aprofundamento e realização do redesenho curricular do Ensino Médio e ao acompanhamento pedagógico dos estudantes para enfrentar o quadro de abandono escolar e assegurar a universalização.

A s
ecretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), professora Maria Beatriz Luci representou o ministro da Educação, José Henrique Paim. Em seu pronunciamento, Maria relatou as principais ações do Ministério para reestruturar e fortalecer o posicionamento das políticas pela valorização profissional dentro do regime de colaboração. De acordo com ela, o Ministério tem o prazo de um ano para reestruturar o currículo das licenciaturas e dois anos para construir, de forma participativa, uma base nacional curricular para o Ensino Médio. Além disso, informou que em breve o Ministério colocará no ar um portal com uma variedade de conteúdos e espaços para a participação, discussão e produção de conteúdos das escolas. 

provas atrasadas do Trimestre


Todas as provas atrasadas do II trimestre com justificativas em 48 horas.serão realizadas ao final do trimestre, no dia  17 de setembro

ESTUDANTE

9 de ago. de 2014

4 de ago. de 2014

Normas de convivência do IEE Olavo Bilac

                                                     

Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac
Portaria de reconhecimento nº 00111 de 19/04/2000- D. O. de 20/04/2000
Rua Conde de Porto Alegre nº 655 e Rua Olavo Bilac nº 528. Fone: 3223-0407
Santa Maria – RS
NORMAS DE CONVIVÊNCIA

A necessidade da disciplina consciente é fundamental e devemos entendê-la marcada pelo respeito, responsabilidade, participação, construção do conhecimento e formação do caráter. É uma regra de vida.
Institucionalmente, algumas normas foram reconstruídas ao longo dos anos e devem ser cumpridas. São elas:
·         O (a) aluno (a) deverá, obrigatoriamente, observar e respeitar os horários de entrada e saída da escola.
  • Horário de início: Manhã : 7:30    
  • Horário de término: 12h15min
  • Quartas quarta-feira:10:30
·         Os pais ou responsáveis devem participar assiduamente da vida escolar do (a) filho (a).
·         Se houver necessidade de falar com professor, além dos dias de reunião, marcar horário com o mesmo para não perturbar o desenvolvimento das aulas.
·         Informar a Escola sempre que o (a) filho (a) tiver que se ausentar por motivo de doença ou outros. Faltas frequentes serão comunicadas ao Conselho Tutelar.
·         Se chegar atrasado ou precisar retirar o (a) filho (a) antes do término da aula, passar na vice – direção e justificar-se mediante bilhete assinado pelo responsável. Os alunos devem observar a pontualidade. Somente serão compreendidos os atrasos devidamente justificados na vice - direção.
·         Durante as aulas os alunos não devem sair da sala, exceto por motivo justificado e com autorização do professor.
·         A ausência de alunos em avaliações devem ser justificadas para vice - direção num prazo de até 48 horas após a realização da avaliação mediante atestado ou presença dos pais ou responsáveis. As avaliações atrasadas serão todas feitas na última quarta-feira de cada mês, depois do horário de aula.
·         No horário do recreio, o aluno não deve deixar o ambiente institucional (o aluno deve comprar lanche antes de entrar na escola ou usar a merenda escolar).
·         Os alunos, pais e professores deve manter postura condizente ao ambiente no qual está inserido: evitar brincadeiras, grosseiras, palavrões, vestir-se adequadamente, isto é, não transparentes, que não sejam decotadas, que não mostrem o colo, as costas e a barriga; o uso de bermudas é permitido desde que o comprimento seja apenas dez centímetros acima do joelho.  Observar uso de roupas e calçados adequados à prática de Educação Física. Tais preocupações visam o bom andamento das atividades escolares.
·         Não fumar (LEI FEDERAL 9.294/96).
·          O uso das redes sociais (facebook, twitter, etc) deve ser feito com responsabilidade, evitando o dano moral de qualquer pessoa.
·         Não é permitido uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico em sala de aula (lei municipal 5099/08), lanches, chicletes, pirulitos, óculos escuros, dentre outros. Não havendo o cumprimento, a equipe diretiva pode conduzir a retirada do material, que será entregue somente aos pais.
·         Observar e respeitar o Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940 Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.
·          O aluno deve comparecer na escola apenas nos horários programados.
·         Os alunos são responsáveis pelos seus objetos pessoais. Na hipótese de perda o Instituto não ressarcirá o prejuízo.
·         O aluno deverá TER e TRAZER todo o material indispensável às aulas. A responsabilidade é inteiramente do aluno, portanto caso seja deixado algum material nos armários da escola e este desaparecer, cabe ao aluno arcar com o prejuízo.
·         Zelar, respeitar e não destruir o patrimônio escolar.
·         Além dos diferentes tipos de atividades propostas pelos docentes em sala de aula, o aluno deverá estar ciente que a participação, o envolvimento e o comprometimento em todas as atividades propostas (palestras, trabalhos em classe e extraclasse, individuais ou em grupo, etc) também fazem parte da avaliação.
Em caso do não cumprimento quanto às normas inerentes ao convívio no ambiente Institucional serão tomadas as seguintes providências:
      1.   Diálogo registrado na ficha individual do aluno.         2.  Encaminhamento à orientação Educacional.
3.   Chamamento aos Pais ou Responsáveis.                       4. Reparo ao dano causado ao Patrimônio Público.

5.   Encaminhamento ao Conselho Escolar.                      6. Encaminhamento ao Conselho Tutelar.

3 de ago. de 2014

ótimo retorno


viagem a POrto Alegre

Previsão do tempo para dia 07/08 Quinta-feira
em Porto Alegre


É  obrigatório todos estarem com o documento de identidade na hora do embarque. será feita a conferência.
saída: 4h em frente ao portão do prédio central
o ônibus chegará  às 3h45min
vestir-se :

  • manga curta
  • agasalho 
  • agasalho mais grosso
  • levar carteira do plano de saúde quem tiver
  • quem sofre de enjoo, dor de cabeça tomar o medicamento meia hora antes de sair e levar na viagem


bilhete entregue na terça-feira.dia 05/08



Avisos sobre a viagem a Porto Alegre
Dia 07 de agosto- quinta-feira – Empresa EFAL
Saída- 4h em frente ao portão do prédio central com o documento de identidade original
Retorno – saída de Porto Alegre em torno das 20h chegada  em Santa Maria entre :00:30 e 1h
Roteiro :
·         Museu da PUC. ALMOÇO NO SHOPPING PRAIA DE BELAS ENTRE 13H E 13:30
·         14:30- MUSEU ÉRICO VERÍSSIMO – MUSEU DA ELETRICIDADE- SANTANDER...
·         ESTÁDIO -BEIRA RIO
·         NA ARENA –precisa pagar 15,00 para tour , não agendado devido ao custo, mas se houver interesse?
·         BARRA SHOPPING SUL
·         Lembrete importante – esta é uma viagem de estudos , portanto a conduta é condizente  com aula
·         Vestir-se preparado para todas as  4 estações:manga curta, agasalho mais leve e agasalho mais quente
·         Levar carteira do plano de saúde

·         Prof. Responsáveis: Marlete Andrade  9915 5058 e Luis Carlos .