21 de nov. de 2014

Projeto Conciência Negra- Fala Juvenude sobre Negritude




INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC


Projeto:

CONHECER PARA   VALORIZAR A  CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Fala Juventude sobre Negritude
Autores:
 Professores  de História : Marlete Silva de Andrade , Luiz Carlos Kunrath
Franciele Rocha de Oliveira - Estagiária do Curso de História UFSM


A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. NELSON MANDELA”
INTRODUÇÃO
   Esse projeto foi elaborado partindo da necessidade de aprimorar conhecimentos quanto a origem de nossa herança cultural e norteados pela influência dos povos africanos. O   ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, após a aprovação da Lei 10.639/03, fez-se necessário para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. Portanto, os professores exercem importante papel no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil.
O Projeto Cultura Afro – Brasileira tem o propósito de atender a lei Nº 10.639/03 , alterada pela lei 11645/08 que  determina a obrigatoriedade do ensino da temática “ História e Cultura Afro-Brasileira e indígena  no currículo oficial na rede de Ensino.  A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira. Visa ainda, o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e da história dos negros brasileiros. 
Sobre a influência africana Freire (2001, p. 343) destaca que:
Quantas "mães-pretas", amas de leite, negras cozinheiras e quitandeiras influenciaram crianças e adultos brancos (negros e mestiços também), no campo e nas áreas urbanas, com suas histórias, com suas memórias, com suas práticas religiosas, seus hábitos e seus conhecimentos técnicos? Medos, verdades, cuidados, forma de organização social e sentimentos, senso do que é certo e do que é errado, valores culturais, escolhas gastronômicas, indumentárias e linguagem, tudo isso confIrmou-se no contato cotidiano desenvolvido entre brancos, negros, indígenas e mestiços na Colônia.
Ainda de acordo com Freyre (2001, p. 346), a nossa herança cultural africana é visível no jeito de andar e no falar do brasileiro...
OBJETIVO GERAL
 Proporcionar a valorização da diversidade cultural, resgatando o valor da contribuição da cultura africana na formação étnico-racial brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -
o   Construir um espaço na escola para o estudo sobre a cultura afro-brasileira. –
o   Divulgar a contribuição da cultura africana na formação da cultura brasileira –
o   Valorizar a identidade cultural do grupo étnico Afro- Brasil.
o   - Conduzir os alunos à reflexão sobre a cultura afro-descendente - importância, valor histórico e cultural,-
o   Estimular o contato com elementos de socialização como capoeira, danças, músicas, vocabulário

Metodologia
Roda de conversa, oficinas apresentações artístico culturais
Destacar  elementos da cultura brasileira influenciados pelos costumes africanos como: religiosidade, música, culinária, danças, vocabulários, vestuário, beleza e artesanato, entre outros, que enriquecem nossa cultura.
 Os momentos de socialização e culminância serão relevantes, com ações expressando o desenvolvimento artístico e cultural 
Atividades dentro do Projeto

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19 de novembro palestra para professores- 10:30 (disponibilizada pelo grupo da diversidade UFSM) professora Ana Lúcia- ações Afirmativas- cotas na UFSM
Construção do painel “Negros e Negras do Bilac”
Descrição: Ensaios fotográficos feitos com todos estudantes, professores e
funcionários negros da escola para compor um painel e um vídeo de chamada
para o Fala Juventude sobre Negritude no dia 20/11 na escola.
Sessões fotográficas: 27/10, 28/10 e 04/11.
Montagem: 11/11 pela manhã no hall da escola.
dia 20 de novembro
atividades-conforme folder
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/MEC, 2009
PORTAL CULTURA AFRO-BRASILEIRA disponível em https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_I.php


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