A construção de uma nova proposta de Ensino Médio Politécnico tem como
fundamento uma concepção de conhecimento compreendido como
[...] um processo humano, histórico, incessante, de busca de
compreensão, de organização, de transformação do mundo
vivido e sempre provisório; a produção do conhecimento tem
origem na prática do homem e nos seus processos de
transformação da natureza (SMED, 1999, p.34).
Em decorrência, o currículo é concebido como o conjunto das relações desafiadoras
das capacidades de todos, que se propõe a resgatar o sentido da escola como espaço de
desenvolvimento e aprendizagem, dando sentido para o mundo real, concreto, percebido pelos
alunos e alunas. Conteúdos são organizados a partir da realidade vivida pelos alunos e alunas e
da necessidade de compreensão desta realidade, do entendimento do mundo.
Além das concepções de conhecimento e currículo, a proposta curricular se constituirá
pelas bases epistemológica, filosófica, sócio-antropológica e psicossocial.
Sócio-antropológica
O currículo deverá considerar os significados socioculturais de cada prática, no conjunto das
condições de existência em que ocorrem; esta dimensão fornece os sistemas simbólicos que
articulam as relações entre o sujeito que aprende e os objetos de aprendizagem;
Sociopedagógica
O currículo deverá considerar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem; promover o
desenvolvimento intelectual na relação com o mundo; compreender a escola como espaço de
trabalho cooperativo e coletivo.
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