Tema gerador- proposta de Paulo
Freire- parte do Estudo da Realidade (fala do educando) e a Organização dos
Dados (fala do educador). Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos
da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são
resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na
ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos
conteúdos necessários dos quais se parte. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso
conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de
onde deverá sair o "conteúdo" a ser trabalhado.
1º Momento: Investigação Temática – Pesquisa Sociológica: investigação do universo vocabular e
estudo dos modos de vida na localidade (Estudo da Realidade). O estudo da
realidade não se limita à simples coleta de dados e fatos, mas deve, acima de
tudo, perceber como o educando sente sua própria realidade superando a simples
constatação dos fatos; isso numa atitude de constante investigação dessa
realidade.
2º Momento: Tematização - Através da seleção de temas e palavras geradoras, realizamos a
codificação e decodificação desses temas buscando o seu significado social, ou
seja, a consciência do vivido. Através do tema gerador geral é possível avançar
para além do limite de conhecimento que os educandos têm de sua própria
realidade, podendo assim melhor compreendê-la a fim de poder nela intervir
criticamente. Do tema gerador geral deverão sair as palavras geradoras.
Após a etapa de investigação (estudo da
realidade), passa-se à seleção das palavras geradoras, que deverá obedecer a
três critérios básicos:
a) Elas devem
necessariamente estar inseridas no contexto social dos educandos.
b) Elas devem
ter um teor pragmático, ou melhor, as palavras devem abrigar
uma
pluralidade de engajamento numa dada realidade social, cultural, política etc...
c) Elas devem
ser selecionadas de maneira que sua seqüência englobe todosos fonemas da
língua, para que com seu estudo sejam trabalhadas todas as dificuldades
fonéticas.
3º Momento: Problematização - Busca
da superação da primeira visão ingênua por uma visão crítica, capaz de
transformar o contexto vivido. "http://eventos.fecam.org.br/arquivosbd/paginas/1/0.768260001366390032_paulo_freire_e_os_temas_geradores.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://www.muralgratis.net/editar.php?id=97852